Notícias

Como lavar, limpar e higienizar os alimentos

Hortaliças
Selecione as hortaliças (legumes e verduras), retire folhas, talos, flores e partes estragadas, amassadas, amareladas ou escuras. Depois lave cuidadosamente em água corrente individualmente. Em seguida colocar em imersão em solução desinfetante


Preparo da solução desinfetante caseira
Colocar uma colher de sopa (10 ml) de água sanitária sem odor para um litro de água (1000 ml). Deixe nesta água por vinte minutos. Enxaguar com água filtrada.
Existem no mercado soluções prontas para higienizar os alimentos e que podem ser utilizados de acordo com as indicações do fabricante.
Abóbora - Lave em água corrente. Com uma faca grande e afiada, corte-a ao meio ou em quatro, dependendo do que for fazer. Com uma colher, retire as sementes e as fibras e corte em pedaços menores, que ficará mais fácil descascar.
Alcachofra - Lave em água corrente, abrindo bem as folhas. Corte o talo bem rente à base e esfregue suco de limão no lugar do corte, para que não escureça. Corte mais ou menos 2 cm da parte de cima das folhas. Com uma tesoura corte a ponta das folhas ao redor da alcachofra. Assim, ela já está pronta para ser preparada.
Beterraba - Corte as folhas, deixando a raiz com cabinhos de aproximadamente 2 cm. Lave as folhas e guarde-a, pois poderá utilizá-la, são muito nutritivas. Lave bem a raiz sob água corrente, usando uma escova macia.
Cenoura - Basta raspar com uma faca afiada e lavar sob água corrente.
Couve-flor - Separe os buquês e elimine o miolo antes de lavar e higienizar.
Pimentão - Depois de higienizado corte-o em volta do cabo e com uma faca, retire as sementes e as membranas de dentro. Volte a lavar e corte-o como desejar.
Vagem - Depois de higienizada faça um talho em cada uma das pontas e num só movimento, puxe uma das pontas junto com o fio e a outra ponta.
Quiabo - Depois de higienizado corte o cabinho e a ponta.
Erva doce - Lave sob água corrente, corte os talos das folhas, corte a parte da raiz, corte-a ao meio no sentido vertical e separe-a em pétalas. Lave e higienize.
Milho - Retire as folhas que cobrem a espiga e, depois os cabelos. Lave bem cada espiga sob água corrente e, com uma escova macia, retire os cabelos presos entre os grãos.
Salsão - Separe os talos, cortando no lugar onde começa a raiz. Lave bem cada um dos talos em água corrente com ajuda de uma escova macia. Separe as folhas de cada talo. Elimine as fibras do talo, fazendo um pequeno corte e puxando com ajuda de uma faca.
Chuchu - Descasque com uma faca fina e afiada, sob água corrente. Corte em 4 gomos, no sentido do comprimento. Retire o miolo duro, onde estão as sementes. Volte a lavar para que perca o visgo.
Aves
As aves hoje já podem ser compradas limpas inteiras, em pedaços, com osso ou desossadas e com pele ou sem, nos supermercados e açougues. Mesmo assim, lavar em água corrente, retirar o excesso de gordura, esfregar limão e deixar escorrer antes de temperar.
Carne bovina
Limpar carne é uma atividade totalmente desnecessária nos dias de hoje. Nos supermercados, já é possível comprar bandejas dela moída ou em cortes já limpos (em tira, bife, escalope, medalhão, etc.). Podem ser encontradas já limpas inteiras ou maturadas. As peças de carne são de estrutura fibrosa. Há pessoas que têm preferência por cortá-las no sentido das fibras e há pessoas que preferem o oposto. Tudo depende do prato que se vai fazer. Para fazer bifes, tanto faz, porque vai se sovar a carne antes de temperá-la.


O mais importante é limpar a carne com uma faca bem afiada. Junto dela há cartilagens, fibras brancas e sebos que devem ser retirados cortando o menos possível a parte vermelha.
Carne Suína
As carnes de porco já podem ser compradas limpas, desossadas ou inteiras, em pedaços maiores como pernil e paleta, e em cortes menores como lombo e bisteca. As carnes devem ser sempre limpas, retirando-se o excesso de gordura e divididas em porções para cada refeição.
Peixes
Os peixes podem ser comprados limpos ou não, tanto em peixarias, como em grandes supermercados.
Se o peixe não for comprado limpo, sob uma tábua ou superfície firme, corte as nadadeiras laterais e dorsais. Depois segure o peixe pela cauda com firmeza e, com uma faca, raspe as escamas, da cauda para a cabeça. Faça um corte na barriga, da cauda até a cabeça, e retire todas as vísceras, raspando o interior do ventre com a faca. Por esse lado, retire também as guelras, junto à cabeça. Devemos esfregar limão e depois lavar em água corrente antes de temperar.


Crustáceos
Geralmente os crustáceos são cheios de areia por ficarem no fundo do mar. Devemos lavar em bastante água corrente para que toda a areia seja removida.
Para retirar a tripa do camarão, segure-o sob a torneira aberta, e, com um palito, retire cuidadosamente a tripa escura que fica na barriga. Ela sairá inteira. Volte a lavar em água corrente para retirar todas as impurezas.


Depois de lavar os mexilhões, se as algas e o limo estiverem muito grudados, raspe com uma faca. Abra as conchas com um instrumento especial ou ponta de uma faca, tomando cuidado para não quebrá-las. Depois de abertos, retire ou não as conchas, conforme a receita.
As conchas das ostras devem ser esfregadas com uma escova para retirar as algas e o limo, depois enxaguar muito bem para que saia toda a areia. Lula, caranguejo, siri, lagosta e polvo de preferência compre-os já limpos, pois essa tarefa é bastante trabalhosa.
Enlatados
Milho, ervilhas, palmito, grão de bico, seleta de legumes, devem ser colocados depois de abertos em uma peneira e passados em água corrente antes de serem utilizados.
Frutas
As frutas que se comem com casca devem ser bem lavadas antes de serem consumidas. Evite descascá-las, para aproveitar suas fibras e vitaminas.
Siga as recomendações de higiene igual ao das hortaliças.
Grãos
Os grãos são pré-selecionados pelas indústrias, mas devemos verificar se não há alguns grãos que necessitam ser descartado. Após a seleção, lavar bem em água corrente e deixar de molho de um dia para outro em água limpa. Cozinhe com a própria água em que deixou os grãos de molho. Este é o segredo do caldo grosso.

Notícias relacionadas
Parceria estabelecida entre a ATUAL CLEAN e a empresa ENGEMIX, pertencente ao GRUPO VOTORANTIM
Parceria estabelecida entre a ATUAL CLEAN e a empresa ENGEMIX, pertencente ao GRUPO VOTORANTIM
A Atual Clean conquista o Selo e o Certificação de Sustentabilidade Ambiental
A Atual Clean conquista o Selo e o Certificação de Sustentabilidade Ambiental
ATUAL CLEAN fecha contrato com o HC
ATUAL CLEAN fecha contrato com o HC

veja mais