Notícias

Surto de gripe A assusta moradores no sertão do CE

A população de Pedra Branca, de 43 mil moradores, está assustada. O estoque de máscaras cirúrgicas acabou nas farmácias Em cinco dias, 232 pessoas deram entrada no Hospital de Pedra Branca com os mesmos sintomas. “Eu senti uma fr4aqueza, uma dor na barriga, e febre”, conta Simões Alves Carneiro, agricultor.


O hospital criou um setor de notificação para centralizar os casos suspeitos que chegam a todo instante. Quem tem os sintomas mais graves vai para observação.


Os casos vieram à tona depois que um professor de uma escola profissionalizante, com fortes sintomas, foi à Fortaleza para se tratar e lá recebeu o diagnóstico da gripe "A H1N1". Ele disse que teria tido contato com uma pessoa doente que veio de São Paulo. Na capital do Ceará foi registrado o maior número de casos: pelo menos 50 alunos.


O Hospital recebeu remessas do medicamento para combater a gripe no fim de semana. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, exames de laboratório feitos em Fortaleza confirmaram onze casos.


Em uma reunião, estado e município traçaram estratégias para combater o surto da doença. “O que nós queremos é exatamente isso, que os casos sejam diagnosticados rapidamente, que o Estado possa apoiar o município na realização dos exames e nesta articulação do Ministério da Saúde pra que não falte nenhuma estrutura, para que o tratamento seja realmente eficaz”, declara Arruda Bastos, secretário estadual de Saúde/CE.


Quem teve contato com os doentes está sendo orientado a lavar as mãos e a usar as máscaras que estão disponíveis no hospital. Um técnico do Ministério da Saúde vai ainda nesta segunda-feira a Pedra Branca para acompanhar a situação. Segundo o Ministério, 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra todos os tipos de gripe este ano.


Fonte:
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=245867

Notícias relacionadas
Parceria estabelecida entre a ATUAL CLEAN e a empresa ENGEMIX, pertencente ao GRUPO VOTORANTIM
Parceria estabelecida entre a ATUAL CLEAN e a empresa ENGEMIX, pertencente ao GRUPO VOTORANTIM
A Atual Clean conquista o Selo e o Certificação de Sustentabilidade Ambiental
A Atual Clean conquista o Selo e o Certificação de Sustentabilidade Ambiental
ATUAL CLEAN fecha contrato com o HC
ATUAL CLEAN fecha contrato com o HC

veja mais